Curiosidades r4ne

Conheça o som melódico do DJ e produtor r4ne em entrevista exclusiva

novembro 09, 2020portalundergroundbrasil@gmail.com


 


Ele é novo no cenário, mas já está à frente de vários projetos na música


Se no começo tocar era apenas um hobby, hoje essa tarefa tornou-se um compromisso. O DJ e produtor r4ne é o novo projeto musical de Ranieri Ferrari, que também assume à frente da Prototype Music e do duo Innure, ambos ao lado de Colussi, explorando principalmente as camadas do Techno melódico. 


Começou a trilhar seu caminho como produtor através do EP Behind The Logic e recentemente também lançou o single “Foreach”, ambos pela Prototype. Nós convidamos r4ne para falar um pouco do começo da sua trajetória, referências na música e planos para o futuro. 


https://open.spotify.com/embed/album/4DjM7BQOSdaSmTL9Nu0s8I


r4ne, em resumo: como você chegou na música eletrônica e o que mais te motivou a apostar nisso como uma carreira?


Acho que foi algo natural, na minha adolescência eu e alguns amigos queríamos fazer festas pra galera que a gente conhecia e então a música eletrônica entrou na minha vida. O mais legal de tudo é que não foi nada forçado, aos poucos fui conhecendo, pegando interesse em entender como mixava, como produzia música e assim fui criando uma paixão, que virou hobby e depois virou algo que eu realmente me identifiquei




Você se lembra da sua primeira gig como profissional? Como foi esse dia?


Ah, com certeza! Foi em 2012, toquei junto com um colega do mesmo curso de DJ que eu tava fazendo na época, Bianco Vargas. O lugar foi em um restaurante Japonês, o Japa Temakeria em Balneário Camboriú. Eu acho que posso chamar esta como primeira gig por que teve uma preparação e aquele nervosismo de primeira vez.


https://soundcloud.com/prototypemusicrec/prototype-adventures-004-r4ne


Após um hiato de alguns anos na carreira, você voltou renovado no final de 2019, com uma linha sonora guiada principalmente pelo Techno melódico. Quais são suas principais referências dentro desse estilo? Em quem você se inspira?


Eu sempre tive duas referências musicais que não largo mão, que são: Mano Le Tough e Dixon. Estes dois caras fizeram eu me apaixonar pela música underground de fato, e hoje sempre tento acompanhar eles, pois são minhas referências número um. Fora da eletrônica também sempre tive grandes influências do Hip hop, é uma de minhas paixões… 


Hoje você está à frente da Prototype Music: quais fatores levaram a idealização desse projeto? Qual é a melhor e a pior coisa na posição de headlabel? 


Bom a Prototype nasceu por que eu sempre tive esse desejo de ter uma gravadora de música eletrônica, como eu já tive essa experiência, o caminho estava mais ou menos definido. E ela nasceu também por que senti falta de ter no Brasil uma gravadora de Techno /Melodic Techno.


A melhor coisa é poder conhecer produtores do mundo a fora e um pouco da história que cada um quer transmitir em suas produções. E a pior coisa eu acho que é ter que negar alguma demo e dar essa notícia pro artista, mas isso faz parte de jogo, acho que esse ponto é um lado bom pro artista, pois recebe o feedback de alguém de fora.


https://open.spotify.com/embed/album/1mgNcjE1v0aJArKSuRrzeM


Existe uma música que te toca de uma maneira especial? Qual não pode faltar no seu case atual?


Sabe que eu nunca fui um cara de ter tracks preferidas, sempre tive fases. Mas acho que hoje uma das tracks que não sai do case de jeito nenhum é: Innellea - The World Returns.


https://open.spotify.com/embed/track/4fUPVwqgZ81Zkv4EknyDTF


E o trabalho de estúdio, tem alguma coisa nova vindo pela frente? Como funciona seu processo criativo na hora de começar a estruturar uma track?


Atualmente não está sobrando muito tempo para as produções, final de ano sempre fica mais corrido as coisas. Mas estou preparando um EP com 3 tracks para começar a distribuir em algumas gravadoras que já tenho contato. Este EP conta um pouco da minha história e também vai mostrar bem a identidade do r4ne.


E sobre o processo criativo, acho que tudo começa com um gatilho de algo que você escutou em algum lugar e que te chamou a atenção, seja um filme, uma música, uma conversa… Após ter essa ideia inicial você consegue começar a tirar a sua do papel e criar uma narrativa para ela.


Para finalizar, qual seria o suprassumo entre as gravadoras que você sonha em lançar e por que? 


Não tenho exatamente uma… acho que é mega importante ter lançamentos em labels que você segue o trabalho há um tempo e que você tenha tracks no case, porque assim você já entende qual é a pegada dela. Eu tento fazer isso, acompanho os lançamentos pelas gravadoras que ainda quero lançar pra entender o objetivo e também apresentar um trabalho com a cara da gravadora. 



Mais conteúdo que pode te interessar

0 comentários

Formulário de contato