Curiosidades Goma Rec

Tha_guts lança novo EP, e grandes nomes da nossa cena fizeram review para o Portal.

agosto 01, 2019portalundergroundbrasil@gmail.com




Augusto Pereira aka Tha_guts é produtor musical, audiovisual e multi-instrumentista. Seu projeto Tha_guts surgiu em 2018 com o lançamento do debut álbum “Plastic Noise”, com uma pegada mais experimental e eclética. Logo em seguida, no mesmo ano, lançou o EP “Mirror” pelo selo paulista Gop Tun, que o aproximou da House Music. Em “Moog Lovers”, lançado pela Goma Rec., Tha_guts se entrega ao sintetizador Moog nas suas mais variadas formas, dando passe livre para o imaginário. O EP contrapõe as diversas modulações da house, notas ácidas e hipnóticas, vocais entrecortados e uma atmosfera lo-fi.

Pedimos para que artistas de destaque da nossa cena fizessem reviews e nos contassem as suas perspectivas sobre este novo trabalho, desde já agradecemos de coração a essa galera que deu esta baita contribuição para que pudêssemos fazer esta matéria:


Escute: Moog Lovers EP no Soundcloud



Tha_guts - Moog Lovers EP review, por GB e Deborah Blank.

O novo EP do Tha_guts, que saiu pela Goma Rec, label independente de Porto Alegre, une camadas de sintetizador moog com basslines ácidos, criando atmosferas nostálgicas com uma levada house, um tributo aos primórdios da dance music, da disco de Giorgio Moroder ao acid house sentimental de Larry Heard.

A faixa Moog Lovers, que dá nome ao EP, no título já entrega: é uma homenagem ao sintetizador Moog, referência tradicional de síntese analógica, e elemento principal na música de pioneiros da disco music, como Giorgio Moroder e Alexander Robotnick. O vocal nostálgico faz referência à Nova Iorque dos anos 70, local e década de origem da música eletrônica de pista. Ela começa com uma série de texturas espaciais, que são conduzidas por uma percussão envolvente, somada de um vocal nostálgico, elementos que dão o clima da track. O bassline ácido vai dar seriedade ao conjunto. Aos poucos, os synths criam uma espiral crescente que, após o drop, com o acréscimo de um novo loop de vocal, esse mais agressivo, cria o auge da faixa. O que segue é um break rápido, procedido de um groove com grande potencial de pista, isso através da soma da linha de baixo ácida com uma bateria simples e dançante. A riqueza da faixa permitiu dois remixes muito originais.

O remix da Perrelli, que é uma produtora experiente, com diversos lançamentos na linha do techno e electro, potencializa os elementos espaciais da track, criando um clima completamente hipnótico através de uma bateria que cresce progressivamente, abusando de timbres metálicos, seja nos hi-hats sincopados, seja na caixa que faz a marcação que dá cadência ao remix. A faixa cresce e complexifica o baixo ácido, criando um groove muito poderoso. Através de uma boa dose de seriedade, é um remix que dá ao trabalho cara de "gente grande", uma roupagem “rave” à track, que lembra o acid trance do Hardfloor e Josh Wink.

Albin e Norus, artistas já considerados como "de casa" na Goma, entregaram o remix mais houseiro. O que surpreende é a bateria bem quebrada que acompanha o característico bassline ácido, elemento presente na track original e em todos os remixes. O vocal é bastante usado, em uma desconstrução do original, e o clima sci-fi e nostálgico também é mantido. A marca desse remix é um kick muito forte, intercalado por uma percussão que se torna bem marcante e equilibra a faixa.



A faixa Loops, outro trabalho original do Tha_guts, apresenta-se através de cordas que criam um ambiente onírico, conduzidas pela melodia de um saxofone. Uma linha de Moog com reverb aplicado e uma camada de vocal com o mesmo clima nostálgico são acrescidos à track, elementos presentes em todas as faixas do EP. O synth vai se tornando hipnótico e a track ganha uma camada de baixo bem funk, o tempo todo sendo levada por uma bateria típica de house. O solo de baixo apresentado só na porção final da faixa cria o auge da música, que, ao terminar, deixa uma vontade de que ela continuasse.

Em The Future Is Broken, as camadas de Moog ganham um tom de suavidade, o vocal tem a mesma leveza, e o ambiente da track se constitui em um clima carregado de melancolia. As linhas de baixo ácidas, também presentes aqui, criarão o groove que fazem desta track a mais sentimental do EP. Mais uma com pegada nostálgica: remete a Chicago dos anos 80, um deep house ácido, como do Larry Heard.

É um trabalho que atesta a maturidade da label e coloca a Goma Rec num circuito de ótimos lançamentos independentes, com projeção nacional consolidada no cenário alternativo e com potencial internacional de circulação, sobretudo em tempos de globalização das redes.

Gabriel Bernardo - GB (Base PoA, Arruaça, Goma Rec.) e Deborah Blank (Goma Rec.)

GB é um dos fundadores do coletivo Arruaça, grupo de artistas que atua nas ruas de Porto Alegre através da proposição da festa enquanto ato estético-político, tensionando o tecido urbano por meio da música eletrônica. É um dos criadores da Base, projeto que é responsável pelo novo fôlego que a música eletrônica encontra nesse momento na cidade. Também faz parte da Goma, núcleo de Porto Alegre que estuda e pratica a festa, costurando arquivos de áudio e arquivos de texto.

Deborah Blank: Ávida pesquisadora da história da música eletrônica, Deborah Blank tem como traço musical o gosto pelo Techno, passando por vertentes como o Electro e o Detroit. A DJ habita a cena eletrônica da capital gaúcha desde 2005, atualmente como parte da Goma.rec. Já co-produziu a Missa afterhours e foi uma das djs que muito frequentou a cabine dA Cabana, club que ficava em um sítio na região metropolitana de PoA




Tha_guts - Moog Lovers EP review,  por Cris d.

O produtor Tha_Guts faz parte de uma nova geração que mistura criatividade, uma musicalidade rica e surpreendente. No uso de linhas de synths combinantes e envolventes no EP mostram uma característica própria de seu projeto (que inclusive é em formato live) criando texturas ricas em detalhes e melodias marcantes combinados com uma bateria groovada e cheia de elementos. Algumas tracks se tornam algo tão envolvente por meio de um bass acid que transforma volve toda uma pista em uma única dança. Em todas as faixas somos apresentados a vocais dançantes e fora dos samples convencionais, um ótimo uso de criatividade em um encaixe perfeito. A ultima faixa “The Future is Broken” é a uma preferidas por ser melódica e uma ótima pedida para encerrar um set. Um EP mais do que recomendado.

Cris d.  DJ e Produtos e atualmente é DJ residente do Muinho Farroupilha e da festa Minimo (Santa Maria) e promove a label Beat On Me que vem se destacando cada vez mais no cenário da serra gaúcha.



Tha_guts - Moog Lovers EP, review por Fernanda Rizzo:

Já acompanho o trabalho do Tha_guts desde o lançamento do seu EP "Plastic Noise" de 2018. É muito nítida sua identidade sonora, algo que eu valorizo demais. As escolhas dos elementos que compõem suas músicas nos remetem diretamente ao estilo do artista. O EP "Moog lovers" tem uma vibe mais puxada para música eletrônica de pista, super dançante e envolvente, diferente do primeiro trabalho lançado pelo Augusto. Os dois Remixes pelo Norus e Albin, e Perrelli também trazem estilos muito marcantes, dando outros sentidos pras tracks. O EP me passa uma pegada retro mas com toque futurista, que mergulha em gêneros distintos e hipnotizantes!

Fernanda Rizzo é produtora e ativista atuante de diversas frentes em Porto Alegre. Conhecida como Fritzzo, consolidou seu nome no ano de 2017 na cena de música eletrônica underground. Sendo uma das fundadoras da Plano, coletivo que atua com festas de ocupação do espaço público, e da GRETA, grupo feminino que pauta o fortalecimento das mulheres na cena.




Tha_guts - Moog Lovers EP, review por Tarik:

Desde 2018, ano do lançamento do EP "Mirror", pela gravadora Gop Tun, venho acompanhando o trabalho do Augusto. As influências da house music, que aparecem nesse álbum em uma atmosfera mais deep, me chamaram a atenção. Agora em seu novo lançamento, o EP "Moog Lovers", pela Goma rec., Augusto, aka Tha Guts, explora outras influências e vertentes do house, usando como tema os timbres do famigerado sintetizador Moog.

A track de abertura de Moog Lovers, "Loops", traz influências do disco e do funk em seus leads e baixo; os vocais picotados se destacam junto aos pads e, somados à bateria 909, remetem às produções francesas de disco house dos anos 90.

"The future is broken", uma das minhas favoritas do lançamento, possui uma estética mais lo-fi em seus pads e bateria e se destaca, principalmente, por sua linha de baixo "acid".

A última trilha, que dá título ao EP, inicia com uma frase de teclado "acid" no melhor estilo "I Feel Love"; trazendo mais vocais picotados, com discursos sócio-políticos, denota outra característica dos vocais utilizados pelo produtor. Os breaks e as mudanças na bateria dão um movimento especial à track, que recebeu remixes de Mari Perrelli, que aproveitou os vocais e os picotou ainda mais, levando a vibe "acid" mais para uma linha breakbeat, e da parceria entre os produtores Norus e Albin, que abordaram uma estética um pouco mais minimalista com gostinhos de break, baixo dub e um kick drum cheio de pressão e que foi escolhida como minha outra favorita do release.

Tarik Campos é DJ com residência nas labels Levels e Lado B e já trabalhou produzindo conteúdo ligado à música.





Tha_guts - Moog Lovers EP, review por Bavaresco:

O EP tem elementos ácidos em várias músicas, embora não seja um EP pesado.
A primeira faixa Loops é a mais houseada de todas. A segunda track: The Future Is Broken - Foi a que eu mais me identifiquei e senti vontade de tocar, principalmente pela delicadeza dos elementos usados.
A terceira track, Moog Lovers, cheia de filtros, remete a uma pegada Old School.
O remix de Moog Lovers por Albin e Norus, está um pouco mais progressiva.
Na última faixa o remix da Perelli é a mais abstrata.
É um EP bem diverso em que diferentes DJs poderão encontrar uma faixa ou mais para os seus sets.

Flavia Bavaresco Aka DJ Bavaresco DJ e produtora de eventos, residente das Festas Cosmic, Função e Danada em Porto Alegre

Mais conteúdo que pode te interessar

0 comentários

Formulário de contato