Curiosidades DJs

VJ Guitronic fala sobre carreira e o papel do VJ na música eletrônica

agosto 10, 2016portalundergroundbrasil@gmail.com


VJ Guitronic é um dos maiores nomes do visual no Brasil. Iniciou sua carreira em março de 2008, idealizador do projeto Visions e com presença constante nos grandes clubs e eventos do Brasil. Apresenta em seus visuais uma linha fina e contemporânea, usando elementos atuais e formas geométricas, aliando o requinte de seus loops. Guitronic evolui constantemente, passando por casas de grande nome no cenário da música eletrônica do Brasil e em festivais.

Confira entrevista exclusiva que o VJ Guitronic nos cedeu:

Acredito que a maioria das pessoas entende o que é o trabalho de um DJ em uma festa, mas o trabalho de um VJ é uma área um pouco desconhecida ainda para muitas pessoas. Embora elas vejam o seu trabalho e entendam a importância dele em uma festa, muitas vezes elas não sabem que há alguém especializado por trás disso.  Conta pra nós um pouco sobre como é o trabalho do VJ.

O trabalho do VJ inicia bem antes do start da gig, existe toda uma preparação, de conteúdos e materiais específicos. Cada evento tem uma proposta diferente, precisamos obter uma leitura para que na hora seja perfeito.

O line da gig é muito importante para que ocorra a leitura, precisamos ter o conhecimento sobre cada DJ, cada estilo de som, e criar toda a atmosfera visual, onde aí entra a proposta do VJ. Onde conseguimos dar vida, movimento ao som criado pelo DJ, onde o som, a luz e a imagem andem em sincronia, criando toda mística da gig.


Como surgiu o interesse em se tornar VJ?

Sempre acompanhei a cena eletrônica do país, em eventos, em redes sociais, muitos amigos DJs, e em 2008 fui convidado para ser VJ de um grupo de música eletrônica, onde obtive bastante experiência.

Como foi o início da carreira, houveram dificuldades? Facilidades?

Março de 2008 foi o start na minha carreira de VJ profissional, na época ainda eram poucas informações sobre o que se tratava realmente a sigla VJ. Dificuldades do inicio sempre há, porém tive algumas pessoas que cruzaram o meu caminho e que consegui ao longo do tempo desenvolver um trabalho de acordo com evento proposto. Hoje sou residente de 3 clubs que são Kasarão Beats, Kasarão Arena e Kasarão ON Stage e 3 labels que são Carpe Vita que percorre o Brasil, Open Winter Festival e Open Wekeend Festival que acontece na cidade de Maringá/PR.


Qual é o estilo musical das festas que você projeta seus visuais? 

Hoje os visuais estão espalhados em vários tipos de eventos, minhas projeções visuais são muito dinâmicas, adaptamos conforme a gig ou evento.

Meus visuais já passaram por muitas cidades e estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, na maioria das gigs são de música eletrônica, para milhares de pessoas eufóricas.

Na festa você consegue ver o público reagindo ao seu trabalho? Como é a sensação?

A minha sensação é durante e após a gig/evento, onde vejo as pessoas fazendo vídeos e fotos, e logo depois procuro este material nas redes e sentimos aquela sensação de orgulho e dever cumprido, momentos que ficam na memória e nos registros de pessoas que identificam seu trabalho pela linha de visuais que você segue. O VJ trabalha muitas vezes mais de 8 horas por gigs, então o nosso resultado é a satisfação de poder transmitir a música em formas visuais.

Há muitos produtores de eventos que ainda não dão a devida importância para a contratação de um profissional adequado para os visuais da festa?

Acredito que esteja mudando a percepção dos produtores de eventos em relação aos visuais, e em todas áreas é de suma importância profissionais preparados para atender as necessidades do evento. 

Na verdade os visuais valorizam a gig/ evento, valorizam a sua atração, e presenteia seu público, então eu visualizo isso tudo como um beneficio.

Você acredita que ter alguém especializado e adequado pode ser um elemento que melhora a qualidade da festa?


Sem dúvida, um profissional da área pode trazer elementos novos e uma experiência. Também sou a favor de artistas novos, de que tenha espaço para todos, porque sei da dificuldade que é entrar no hall de grandes eventos.

Gostaria de agradecer ao Portal Underground pela oportunidade de expor o espaço da matéria sobre meu trabalho, também parabeniza-los pelo belo trabalho desenvolvido na cena eletrônica do país, difundindo e qualificando o espaço dos artistas. 

Pode me acompanhar em minhas redes sociais:
guitronic@globomail.com
Snapchat: VJ GUITRONIC
VJing is art. – VJ Guitronic.

Mais conteúdo que pode te interessar

0 comentários

Formulário de contato