1601 Casas/Labels

1601 espalha cada vez mais música pelo RS e ganha espaço na cena

agosto 17, 2016Portal Underground

Confira entrevista que a equipe do núcleo gaúcho 1601 deu exclusivamente para o Portal Underground, onde foi falado sobre a série de showcases que a marca vem fazendo pelo estado! Depois de showcases como a Muse, em Santa Maria, e 1601 no Terraço da Save Club, é a vez da Sinergy (Santa Maria/RS) e da OBOX (Pelotas/RS) receberem o núcleo, que cada vez ganha mais espaço na cena.

1601 no Terraço da Save Club em Portão/RS

Como surgiu a ideia de fazer o showcase do 1601? 

Foi quase um movimento natural. Decidimos não apenas nos prender a ideia de produzir eventos na capital gaúcha, até pelas condições estruturais da cidade - é relativamente difícil encontrar um clube que comporte toda situação. Mas também optamos por realizar este intercâmbio sonoro, essa troca de referências, dentro de outras localidades do Estado, quem sabe até fora. É uma ideia que vem se formando há um tempo e agora será concretizada pela confiança que projetos como a OBOX e a Sinergy depositam no 1601.

Já houve o showcase da label party Muse em Santa Maria, que faz parte do núcleo 1601. Como foi esta experiência? 

Foi realmente muito gratificante, uma das experiências que mais rendeu frutos e que nos deu confiança para investir nesse intercâmbio novamente. Enquanto a edição da MUSE em Porto Alegre contou com um público mais fiel, lá em Santa Maria a pista ferveu, a galera curtiu muito! Santa Maria é uma cidade com uma cena eletrônica fértil, que necessita desse incentivo. Achamos que isso pode vir tanto de projetos locais que já acontecem, quanto de projetos exteriores que acreditam na cena da cidade, como nós. O relacionamento desenvolvido com as meninas da MUSE também foi sensacional, só temos a agradecer a Paula Chalup, Emmy Betiol, Hollanda e Noizzed pela experiência toda. 

A OBOX, de Pelotas, e a Sinergy, de Santa Maria, serão as duas festas a receberem o showcase do 1601. O que essas duas label parties tem em comum com o 1601, para que vocês acreditem que essas serão uniões de sucesso? 


Somos um movimento bem aberto a ideias e a formas de fazer mais. Atuamos em conjunto com marcas que acreditam no mesmo princípio que nós, o que não restringe a nossa união com ninguém. Mas o objetivo de tudo isso é colocar a galera pra dançar na pista; OBOX e Sinergy são coletivos que vem fazendo a diferença nas suas cidades, produzindo eventos que não se limitam apenas a levar uma atração e lucrar em cima disso, mas que motivam o público local a entender a música eletrônica como um estilo de vida e o house music como um patrimônio cultural da cidade. Se ambos acreditam no 1601 para atuar junto deles é porque estamos conectados de alguma forma. 

Como foi feita a curadoria? 

Estamos trabalhando a curadoria sempre discutindo muito, levantando opções que consideramos interessante e debatendo sua viabilidade. O Showcase visa levar o som do 1601 para outras cidades, claro. Mas contudo, aprendemos até agora que a participação do DJ local é essencial em qualquer evento que ocorra, independente da cidade. O DJ local tem um conhecimento mais apurado da pista em que trabalha, pois entende da sua comunidade. Dessa forma, além de termos obviamente um pouco do 1601, já que estamos falando de um showcase, teremos também a participação de DJs locais para fomentar a cena da cidade de forma mais ampla.

Line up da Sinergy, que ocorre neste sábado, dia 20/08 (Veja evento)



Do Santos será o convidado especial do 1601 na OBOX, dia 09 de setembro. Por que ele foi o escolhido? 

Escolhemos este artista pois já tivemos uma experiência anterior com ele, o que facilita as coisas na hora de pensarmos em algo futuro por já termos um contato prévio. Mas também, não há como negar, Do Santos é um DJ e produtor brasileiro de sucesso, que colhe os frutos do seu trabalho. Já passou por diversos dos melhores clubes do país, já produziu remixes pela Warung Recordings e outras gravadoras. Ele certamente tem muito o que mostrar não só pro próprio estado mas para a comunidade da cena eletrônica em geral, por isso acreditamos no potencial do som dele. Ainda assim, é importante deixar claro que o 1601 é um movimento flexível, esperamos poder contar com a participação de diversos artistas para estar junto deste projeto que é o o Showcase.


1601 no Facebook

Mais conteúdo que pode te interessar

0 comentários

Formulário de contato